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GovernanƧa Cadastral | Materiais e ServiƧos

Materiais e serviƧos - Saneamento cadastral / PDM

Etapas envolvidas:

O primeiro passo da governança cadastral é a realização do saneamento do cadastro de materiais e serviços, com a elaboração do PDM (Padronização Descritiva de Materiais e Serviços).

A Padronização Descritiva Ć© uma metodologia de saneamento de cadastro, buscando estabelecer regras e parĆ¢metros para a nomeação e descrição de todos os materiais e serviƧos com os quais a empresa trabalha. Assim, qualquer colaborador que for fazer a identificação ou mesmo consultar as mercadorias disponĆ­veis, conhecerĆ” esses padrƵes. Ɖ uma forma de garantir que todos os envolvidos estejam ā€œfalando a mesma lĆ­nguaā€.

Para que o saneamento seja realizado com sucesso, o serviƧo Ʃ composto das seguintes etapas:

  • 1. Verificação da base cadastral
    Nosso departamento de dados, composto por diversos especialistas, recebe e avalia os dados informados pelo solicitante, eliminando as duplicidades e avaliando o perfil dos materiais e serviƧos.
  • 2. Definição da metodologia mais adequada Ć  realidade da empresa
    A partir da verificação inicial, elaboraremos um manual com os critérios técnicos para a elaboração do PDM, validando com os responsÔveis qual serÔ o formato de padronização adotado.
  • 3. Estruturação da Ć”rvore de categorias e subcategorias
    Nesta etapa, iremos propor uma organização dos materiais e serviços para a melhor identificação e categorização dos itens cadastrados.
  • 4. Elaboração do PDM
    Consiste na criação da nomenclatura adequada para cada material e serviço, com seus atributos e informações fundamentais para a correta identificação dos itens cadastrados
  • 5. Formatação de layout – importação ao ERP
    A partir dos critérios definidos pela equipe técnica, formataremos os dados saneados no padrão adequado para que os dados sejam importados com sucesso no ERP
  • 6. Entrega do manual de PDM e das tabelas acessórias
    A conclusão do projeto se dÔ na entrega do manual validado com todos os critérios de PDM e das tabelas acessórias, que dão ao departamento de compras uma visão prÔtica sobre como classificar adequadamente cada produto e serviço, permitindo manter a governança da base de dados.
BenefĆ­cios:
  • Otimiza o trabalho do setor de compras ao reduzir o tempo e o custo do processo de compra;
  • Diminui o conflito entre departamentos, melhorando o ambiente organizacional;
  • Facilita o acesso dos colaboradores Ć s mercadorias e serviƧos disponĆ­veis;
  • Reduz o problema de devolução de cargas;
  • Sistematiza o controle de materiais, atravĆ©s de descriƧƵes corretas, padronizadas e sem duplicidades;
  • Acabar com descriƧƵes genĆ©ricas, utilizando critĆ©rios mais especĆ­ficos para agrupar elementos semelhantes;
  • Eliminação de itens obsoletos, que só poluem e dificultam a utilização dos ERPs;
  • Unifica a lista de materiais de vĆ”rias unidades;
  • Simplifica o processo de compras eletrĆ“nicas;
  • Possibilita o acompanhamento de evolução de preƧos e gastos por Ć”reas

A economia e eficiência pode ser ainda maior através do serviço de Governança de Cadastros, oferecido pelo Grupo Audax.

Os nĆŗmeros falam mais ALTO:

O Padrão Descritivo de Materiais é o elemento central de um Sistema de Informação Empresarial (ERP) e representa, quantitativamente, ganhos considerÔveis para um projeto de governança de dados:

Redução dos custos de processo por aquisição:
%
Possibilidade de compras centralizadas:
%
Redução na compra errÓnea de itens:
%
Redução do valor estocado:
%
Redução de itens duplicados / não identificados:
%
Melhora na descrição de itens:
%
Economia no processo de compra:
%