X
Procurando por desenvolvimento de soluções web (e-commerce, website)? Clique aqui

 11 3280.7174 / 16 3639.7174

Governança Cadastral | Materiais e Serviços

NCM e classificação fiscal

Desde janeiro de 2010 é obrigatória a inclusão do campo de código do NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) para todos os itens de materiais e produtos listados nas operações da NFe. O preenchimento deste campo deve ser completo (8 dígitos) conforme a descrição do item, o que implicará no cálculo das apurações fiscais pela correspondente alíquota do IPI e ICMS associadas ao NCM, com reflexos no PIS/COFINS e ICMS_ST.

O erro no cadastro de materiais e produtos implica em registro de operações inconsistentes do ponto de vista fiscal e tributário perante a Receita Federal, ou seja, risco de autuação pelo fisco, ou de prejuízos com impostos pagos a maior.

Para evitar prejuízos financeiros e problemas com o fisco, a empresa deverá estar com seu cadastro de materiais e produtos em ordem, sem duplicidades, e mantê-lo atualizado ao longo do seu uso.

Oferecemos à sua empresa a correta classificação fiscal para o seu produto, com agilidade e eficiência visando eliminar eventuais prejuízos por equívocos na classificação e ao final geramos um arquivo com cada registro saneado, e no layout de importação para a base de seu ERP.

Exemplo:
RODA GUIA COMPLETA - PN AT305808 JOHN DEERE
NCM SANEADO
Categoria: VEÍCULOS AUTOMÓVEIS, TRATORES, CICLOS E OUTROS VEÍCULOS TERRESTRES, SUAS PARTES E ACESSÓRIOS
87087090 - OUTS.RODAS,PARTES E ACESS.P/VEÍCS.AUTOMS.
Início da vigência: 01/01/2016
Observação: Revertido pela NT 2016.001 v1.30