X
Procurando por desenvolvimento de soluƧƵes web (e-commerce, website)? Clique aqui

 11  3280.7174 / 16  3639.7174

GovernanƧa Cadastral | Clientes e Fornecedores

Saneamento cadastral

As informações de sua base de dados de clientes e fornecedores são confiÔveis? Possui contatos vÔlidos para efetuar campanhas promocionais e informar seus clientes e fornecedores? Sua empresa estÔ cumprindo com as obrigações do SPED Fiscal?

Possuir informações precisas de clientes e fornecedores é um dos que mais impactam na eficÔcia de uma empresa, permitindo uma comunicação Ôgil e garantindo a segurança fiscal das transações. Sua desorganização impacta na elevação de custos, na ineficÔcia dos processos e no risco de multas e sanções.

Através de metodologias de governança cadastral, o Grupo Audax atua na anÔlise da sua base de dados, confrontando os dados com informações de órgãos públicos e nossa base de Bigdata para identificar a situação fiscal, os principais dados cadastrais, além da formatação normatizada para a importação dos dados em seu ERP.

Metodologia
  • 1. Saneamento do Cadastro
    Executamos o saneamento do cadastro, por meio de consultas às bases públicas oficiais da Receita Federal e Fazendas estaduais (Sintegra) e outras bases que forem necessÔrias, tal como Antt, Suframa, entre outras.
  • 2.Dados Atualizados
    A partir da verificação inicial, elaboraremos um manual com os critérios técnicos para a elaboração do PDM, validando com os responsÔveis qual serÔ o formato de padronização adotado.
  • 3. ConferĆŖncia de Dados
    Conferimos dados de endereço com dados dos Correios, a separação de logradouro, número, complemento, bairro e cidade em campos distintos, a inclusão do código do município do IBGE, a eliminação de caracteres especiais, conforme normas do SPED, e a aplicação de dicionÔrio de abreviaturas, padrão ou definido pela sua empresa.
  • 4. Confrontamento de Dados
    Confrontamos os dados obtidos e os dados do seu cadastro, com o fornecimento de um relatório apontando as diferenças, o que facilita muito o trabalho de atualização, por parte da sua empresa.
  • 5. Armazenamento de Dados
    Após a captura dos dados da Receita Federal e do Sintegra os dados serão armazenados em formato texto, permitindo a fÔcil integração com qualquer ambiente de dados.
  • 6. ConclusĆ£o
    A conclusão do projeto se dÔ na entrega do manual validado com todos os critérios de PDM e das tabelas acessórias, que dão ao departamento de compras uma visão prÔtica sobre como classificar adequadamente cada produto e serviço, permitindo manter a governança da base de dados.

Todas as informações recebidas pela nossa empresa serão tratadas com total sigilo, garantido em contrato de prestação de serviços.

Etapas

Serviços de Higienização ou saneamento de dados cadastrais de clientes e fornecedores

Após a realização das consultas e captura dos dados, podemos realizar o serviço de saneamento dos cadastros, que consiste em:

  • Padronizar as formas de abreviação das razƵes sociais e endereƧos.
  • Efetuar a comparação dos dados fornecidos pelo cliente com os dados capturados atravĆ©s da consulta.
  • Apontar as divergĆŖncias existentes na comparação efetuada.
  • Identificar as empresas que estĆ£o com a situação cadastral habilitada ou nĆ£o.
  • Geração das bases de dados em formato apropriado para recepção em seu sistema, seja SAP, Oracle ou em outros formatos.

Obs: A comparação com os dados do cliente poderÔ ser efetuada com o retorno do SINTEGRA ou da Receita Federal, de acordo com os critérios estabelecidos pelo cliente.

Penalidades
  • Perda de crĆ©ditos do ICMS.
  • Multas.
  • Retenção de mercadorias em trĆ¢nsito.
  • Transação considerada inidĆ“nea.
  • Devolução de arquivos magnĆ©ticos
Fontes de Dados
  • Receita federal – Situação Cadastral de CNPJ ou CPF
  • Sintegra – Situação cadastral de CNPJ, Inscrição Estadual
  • Anvisa – Autorização de Funcionamento e de Atividades
  • Antt – Habilitação de transportador de cargas
  • Anp – Habilitação de posto de combustĆ­veis
  • Prefeitura Municipal de SĆ£o Paulo – Situação cadastral
  • Companhias telefonicas (Telefonica, Telemar, Brasiltelecom, CTBC)
  • INSS (NIT – NĆŗmero de Identificação do Trabalhador)
  • Denatran – InformaƧƵes de veĆ­culos e multas
  • Detrans de todos os estados da federação
  • CRM/SP – MĆ©dicos registrados no CRM
  • Bases pagas (Serasa, Equifax e outras)
  • Riscos de operaƧƵes sem consulta ao Sintegra
  • Fornecedores e Clientes em situação irregular.
  • Dados cadastrais em desacordo com o Fisco.
  • Clientes e Fornecedores inexistentes perante o Fisco.