Saneamento de Cadastro de Produto

Não corra os riscos de trabalhar com dados equivocados

Sua empresa está dentro das normas do NCM?

Desde janeiro de 2010 é obrigatória a inclusão do campo de código do NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) para todos os itens de materiais e produtos listados nas operações da NFe. Saneamento de Cadastro de Produto.

Preenchimento

A partir de 2011, com a operação do SPED NFe 2.0, o preenchimento deste campo deve ser completo (8 dígitos) conforme a descrição do item, o que implicará no cálculo das apurações fiscais pela correspondente alíquota do IPI e ICMS associadas ao NCM, com reflexos no PIS/COFINS e ICMS_ST.

Erro no cadastro

O erro no cadastro de materiais e produtos implica em registro de operações inconsistentes do ponto de vista fiscal e tributário perante a Receita Federal, ou seja, risco de autuação pelo fisco, ou de prejuízos com impostos pagos a maior.

Cadastro de materiais

Para evitar prejuízos financeiros e problemas com o fisco, a empresa deverá estar com seu cadastro de materiais e produtos em ordem, sem duplicidades, e mantê-lo atualizado ao longo do seu uso.

Processo realizado por especialistas

Processo não é inteiramente automatizado como ocorre no Saneamento de Cadastros de Pessoas. Cadastro de produtos são submetidos a avaliação de especialistas em classificação fiscal.

Fase 1:

Recebimento de arquivo de lote, com descrição dos produtos

Fase 2 (Rápida):

Saneamento dos produtos de fácil classificação

Fase 3 (Lenta):

Saneamento dos produtos de classificação duvidosa

Está interessado em nossos serviços de Saneamento de Cadastro de Produto?

Solicite um Orçamento