A importância do Saneamento de dados cadastrais

A importância do Saneamento de dados cadastrais

A Necessidade do Saneamento de dados cadastrais em diferentes etapas da empresa

Este artigo aborda a importância do saneamento de dados cadastrais para uma empresa tendo em vista todas as novas normas impostas, o por que você deve fazer e como é este processo. O saneamento de dados faz a inserção de dados e precisa que o mesmo seja um processo automatizado cumprindo os requisitos e padrões, com integridade, metas e regras dentre outras características que só conseguimos com a governança de dados.

 

Cadastro de Clientes e Fornecedores

A implementação da nota fiscal eletrônica feita pela SPED Fiscal trouxe para as empresas a obrigatoriedade de fiscalizar as empresas fornecedoras e clientes. Esta demanda governamental gerou a urgência na necessidade do processo de Saneamento de Dados Cadastrais. O Saneamento de Dados é o processo de manter atualizadas as informações de clientes e fornecedores, com base na Receita Federal e no Sintegra, dentro dos sistemas de cadastro das empresas.

O saneamento de dados é uma ação que não tem fim, precisa estar sempre em constante trabalho para atender os aspectos fiscais, tributário e contábil. Com essa fiscalização as empresas precisam ter muito cuidado com as informações que estão sendo geradas dentro do sistema, assim se faz necessário ferramentas que façam o papel de ajuda com essas informações, para que nada saia errado e para que todas as informações estejam de forma correta.

 

Cadastro de produtos

Quando a empresa recebe a demanda de algum departamento para adquirir um produto, começa um longo processo desde verificar se o item já existe em estoque, qual o melhor fornecedor, efetuar a compra e quando o item chega, cadastrá-lo no sistema. Todo esse processo pode ser muito mais demorado e arriscado se o cadastro de produtos não for realizado com critérios técnicos.

Para resolver isso, existem diversas metodologias de mercado específicas para garantir a Governança – capacidade de gerenciar com precisão – dos dados cadastrais, porém muitas empresas não possuem equipes capacitadas para manter o cadastro dos produtos saneado corretamente, surgindo então a necessidade de terceirizar este serviço, garantindo a eficácia do processo.

Com o saneamento de cadastro esses erros não ocorrem, o saneamento garante a eficiência em todo o processo de compra e gerenciamento, evitando duplicidades, melhorando o processo de compras e garantindo a segurança de operação da empresa.


Cadastro de NCM

Caso sua empresa faça a fabricação de produtos, necessita de que os NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) que é a classificação fiscal que identifica a natureza das mercadorias e promove o desenvolvimento do comércio internacional, estejam corretas, para efetuar a substituição tributária ou para indicar aos revendedores qual é a alíquota correta.

Assim se faz necessário de uma ferramenta proativa que consegue fazer essa atualização constate minimizando problemas fiscais.

Esse tipo de ferramenta você pode encontrar nos nossos serviços, temos todos os tipos de saneamento de dados que você necessita de forma rápida e objetiva.