Como fazer vídeos de qualidade para os produtos da sua loja

Como fazer vídeos de qualidade para os produtos da sua loja

Você já pensou em fazer vídeos para exibir os seus produtos de uma forma diferente? De acordo com uma pesquisa divulgada no e-marketer, em 2012, 55% dos entrevistados disseram se sentir mais confiantes na compra após assistirem um vídeo relacionado ao produto. Além disso, 44% afirmaram comprar mais em sites que permitem que o cliente aprenda sobre o produto por meio de vídeos.

 

Entretanto, um vídeo muito amador, sem qualidade suficiente de imagem e áudio, pode acabar prejudicando a sua loja, pois não inspira confiança. É por isso que vamos te dar algumas dicas para criar um vídeo bem produzido.

 

Você pode começar optando pelo tipo de vídeo que mais se enquadra com o seu produto. Uma das lojas online que investe muito em vídeos é a ebags, vamos conhecer alguns estilos de vídeos mais usados pela marca.

 

AQUI VAI ALGUMAS DICAS DE TIPOS DE VÍDEOS:

 

 

  1. VÍDEO COM APRESENTADOR EM CENA

  2.  

    Nesse tipo de vídeo você, ou alguém que tenha desenvoltura para falar, apresenta o produto manuseando-o, mostrando todos os detalhes para a câmera, enquanto fala sobre esses detalhes. Veja um exemplo:

     

     

     

  3. VÍDEO COM NARRAÇÃO EM OFF

  4.  

     

    Você pode mostrar apenas imagens do produto e só a sua voz será ouvida, mas você não estará em cena. Você pode gravar uma narração separadamente e depois editar com imagens dos detalhes do produto

     

     

     

  5. VÍDEO APENAS COM IMAGENS

  6.  

     

    Um tipo de vídeo mais simples, sem falas, apenas imagens do produto sendo destrinchado por inteiro e, se desejar, com alguma música de fundo para tornar o vídeo mais dinâmico.

     

     

     

     

     

  7. O que mais a sua criatividade permitir!

 

Não é necessário se ater a apenas esses três tipos de vídeo. Eles são só exemplos para te ajudar a começar. Vale pesquisar e experimentar!

 

Escolheu o formato do seu vídeo? Então agora veja as ferramentas que você vai precisar:

 

CÂMERA

 

Hoje em dia é possível fazer bons vídeos com equipamentos simples. Em geral, a maioria dos smartphones possui uma boa resolução e filma em HD, então você pode começar por eles. Mas à medida que sua loja for crescendo e as visualizações dos vídeos também, é importante investir em uma câmera melhor. As DSLR garantem uma imagem muito profissional e são acessíveis.

 

LUZ

 

Garanta que o produto estará muito bem iluminado, sem sombras para que o cliente possa observar todos os detalhes com clareza. Você pode usar a luz natural ou, se for gravar em um ambiente interno, garanta pelo menos dois pontos de luz no objeto para que um lado não fique mais iluminado que o outro. Podem até ser luminárias de escritório, porém, o ideal é que a temperatura das duas lâmpadas seja a mesma. Esse tutorial ensina como iluminar um objeto para foto, mas podemos aplicar essas dicas aos vídeos também.

 

 

TRIPÉ

 

Para que a imagem não fique instável, tremida, é muito importante que ela tenha um apoio. Invista em um tripé de câmera. É possível encontrar tripés para câmeras ou celulares na faixa de 50 reais. No entanto, eles não permitem muito movimento, embora garantam que a imagem fique parada. Os tripés que permitem mais movimentos têm um preço um pouco mais elevado.

 

ÁUDIO

 

Se o vídeo tiver apresentador ou narração em off, o áudio deve estar muito claro para que todos entendam as funcionalidades do seu produto. Certifique-se de que você está em um lugar silencioso, sem barulho de cachorro ou pessoas falando. Se for usar o formato com narração em off é muito importante o uso de um microfone. Pode ser um microfone simples de mão.

 
Caso você (ou um apresentador) apareça falando no vídeo, é muito importante estar em um lugar silencioso ou também fazer uso de microfone. Porém, esteticamente, nesse caso é importante que o microfone não apareça. Se você tiver uma câmera com entrada para microfone, uma idéia é usar um microfone direcional que fique em cima da câmera, como o da marca Rode.

 
Se a sua câmera não tiver entrada para microfone, você pode experimentar usar um software de gravação, como o Audacity, por exemplo, e conectar o microfone direto no seu computador.

 

EDIÇÃO

 

Depois de imagem e áudio gravados, chegou a hora de editar e escolher os melhores takes. Geralmente, todos os computadores já vêm equipados com algum software de edição. No caso do Windows, há o Movie Maker, e para Mac, o IMovie. Porém, você pode adquirir softwares mais profissionais, como o Sony Vegas para Windows ou o Final Cut para Mac. Mas, se você nunca editou, comece pelos mais simples.

 

Pronto!

 

Decidido o tipo de vídeo que quer fazer e com os equipamentos necessários em mãos, é hora de trabalhar. Use toda a sua criatividade e disposição e preste atenção nessas dicas:

 

COMECE PELO ROTEIRO

 

Escreva tudo o que você que falar sobre o produto. Um bom vídeo de produto deve ser rápido (no máximo dois minutos), claro e dinâmico. Por isso não seja tão técnico. Explique o produto, seus diferenciais e suas vantagens. Não fale sobre preço no vídeo, deixe essa parte para o texto.

 

O FOCO É SEMPRE O PRODUTO

 

Portanto, não deixe de mostrá-lo de todos os ângulos possíveis. Faça imagens abertas, mas também imagens em close mostrando os detalhes do objeto. Não esqueça nunca de usar o tripé para que as imagens não fiquem tremidas.

 

GRAVE QUANTOS TAKES FOREM NECESSÁRIOS

 

Vídeos nunca saem bons de primeira. Tente de várias formas, faça testes

 

SEJA ALTO-ASTRAL

 

Cuidado para que a narração ou a apresentação não fiquem enfadonhas, isso faz com que um possível cliente desista de assistir o vídeo até o final.

 

DIVULGUE

 

Divulgue seu vídeo na sua loja online ao lado da descrição e preço do produto, mas tenha também um canal no Youtube com o link da loja. Isso ajudará potenciais clientes a chegarem até o seu produto através do vídeo.

 

AÍ É SÓ COLOCAR A MÃO NA MASSA E… “LUZ, CÂMERA E AÇÃO!”

 

Autora: Luna França